O inicio da Seatours, área de negócio de turismo náutico da empresa SBI deu-se em 2005. João Pedrosa, estudante de gestão, após chumbar uns anos na universidade, recebeu um ultimatum do seu pai: “Iria acabar os estudos em horário pós-laboral e começar a trabalhar na área financeira”.
Uma vez que essa área era a que menos o interessava, em 6 meses abriu uma sociedade no ramo náutico com dois amigos. Obviamente, sendo novos e inexperientes, esse negócio durou apenas 4 anos. Sem capital, optou por começar a limpar embarcações de clientes que entretanto conheceu e que procuravam esse tipo de serviço.
Começou com poucos clientes, mas à medida que ia aumentando o número de clientes, optou por contratar equipas de jovens raparigas, inovando nos seus uniformes de trabalho, reforçando a imagem competente e profissional que sempre procurou.
Por essa altura, dá-se o boom dos eventos corporativos ligados à área náutica. Com falta de embarcações suficientes por parte dos players do mercado, foi-lhe proposto alugar essas embarcações dos seus clientes, dos quais fazia a limpeza. Uma vez contratado com os clientes o valor da renda, passou a fornecer embarcações para esse mercado emergente que eram os eventos corporativos.
Passado pouco tempo, começou a eliminar intermediários a montante e a jusante e começou a adquirir as suas próprias embarcações (velhas e pequenas) e passou a contactar directamente as agências que procuravam esse tipo de serviço.
Sempre teve a preocupação de reinvestir todos os seus ganhos no seu negócio e assim, com o passar dos anos a frota cresceu e modernizou-se.
Ainda nos dias de hoje, essa preocupação com o reinvestimento e crescimento está bem presente em todos os aspectos da vida da Seatours e é a linha mestra do rumo da Seatours.